terça-feira, 17 de maio de 2011

Importância da Educação Financeira

Provavelmente você já ouviu (ou pronunciou) frases como: “estou ganhando pouco no meu emprego”, “o banco só sabe explorar a gente”, “antigamente é que era bom, aposentava-se cedo e ganhava-se bem”, “nunca consigo guardar dinheiro” etc. Essas reclamações são comuns e fazem parte do dia-a-dia da população brasileira. E quem são os culpados de todos esses problemas?
De certo que a grande maioria citaria o patrão ou o governo. Sentimos em dizer-lhes, mas provavelmente grande parte desse tormento financeiro pode ser culpa sua. E mais: a culpa vai ser mais sua se você trabalha, trabalha, trabalha e não consegue sair da situação ruim.

Sabemos que isso vai lhe parecer estranho. Todos nós custamos a admitir nossa total ignorância em algum assunto - ainda mais quando o tema é dinheiro. Conceitos financeiros básicos, porém, ignorados por muitos, são a chave de uma vida financeira melhor. É dando clareza a essas questões que a educação financeira ajuda a melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. De donas de casa a profissionais liberais, de crianças a funcionários de chão de fábrica. Devido à grande maioria não saber como funciona o mundo capitalista, acaba sofrendo na mão de quem conhece conceitos básicos de finanças. E essa armadilha não escolhe classe social. Existem milhares de pessoas que ganham de um salário mínimo até milhares de Reais, e estão ambas endividadas.

O dinheiro, sozinho, pode não trazer felicidade, mas a falta dele acarreta transtornos imensos para você e sua família. O conhecimento financeiro é indicado para todas as pessoas, do mais pobre ao mais rico (será que é realmente rico?), da pessoa que só fez o primeiro grau até doutores. Isso significa que, se a regra do jogo for clara, você terá condições de disputar o jogo capitalista de igual para igual com os outros. São essas regras que o Suas Finanças Pessoais pretende discutir com você.

Outros links relacionados à ETAPA DO CONVENCIMENTO PESSOAL: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO