sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pensar em dinheiro pra quê?

A adolescência é um momento muito marcante na vida de qualquer pessoa e, muitas vezes, decisivo. Alguns já iniciam sua vida no mercado de trabalho, outros pensam em vestibular e tem aqueles que não querem nada com nada. E todos esses acontecimentos vêm acompanhados de uma turbulência de emoções típicas da idade: namoros, relacionamento com os pais e amigos etc.

Em meio a tantos desafios a serem encarados, muitos dos jovens acabam pensando: “ainda é cedo para me preocupar com dinheiro”, “vou gastar tudo enquanto sou jovem e curtir o momento”, “só vou começar a poupar dinheiro quando tiver uma família”. Como conseqüência, começa a se formar uma série de adultos que terão grandes chances de se encontrarem com sérios problemas financeiros no futuro.
Infelizmente nossa educação escolar e nossos pais, na sua grande maioria, acabam priorizando uma série de questões da vida das crianças e adolescentes, esquecendo-se de educá-los para lidar com dinheiro. Esse tipo de ensinamento é fundamental para uma vida tranqüila na idade adulta. Obviamente que dinheiro, por si só, não traz felicidade, mas a vida sem ele com certeza será bem mais difícil.
Então, surgem questões como: o que seria educação financeira? Que tipo de discussão ajudaria um adolescente a terem uma visão mais realista de seu futuro, sem fazer com que o assunto se torne algo aborrecedor? Qual a importância de começar a tratar a vida financeira de forma consciente desde já? Bem, essa discussão é assunto pra outro artigo. Ótima semana a todos e até a próxima.

CLIQUE AQUI
e veja outros posts com crônicas e reflexões sobre Finanças Pessoais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO