segunda-feira, 23 de maio de 2011

Razão, Emoção e Dinheiro

Cuidar bem de suas Finanças Pessoais significa administrar seu dinheiro de forma racional. É necessário que se consuma menos do que se gasta durante o mês, como forma de guardar dinheiro para atingir seus objetivos. Se a emoção tomar conta de seus hábitos de consumo, provavelmente você terá problemas.


Em momentos de grandes emoções (alegria, tristeza, raiva etc) tendemos a fazer um mau uso do nosso dinheiro. Veja alguns exemplos típicos:
- o casal não mede esforços para se casar o quanto antes, nem que para isso tenha que financiar desde a festa do casamento, até a casa própria. E tudo em prol do amor.
- em momentos de tristeza ou desilusão, tende-se a gastar mais (cada pessoa a seu modo) na busca de amenizar o sofrimento
- pais se endividam para fazer a vontade dos filhos, no intuito de oferecer aos rebentos tudo o que não tiveram na infância. É a emoção superando a razão.

Esses casos são apenas exemplos de quantas vezes as finanças pessoais são prejudicadas devidos nossas fragilidades emocionais. Não digo que é fácil, mas é PRECISO que esses momentos não atrapalhem a vida financeira. Isso porque depois essas emoções arrefecem e a dívida continua, e deverá ser paga. Portanto, busque ser racional e gastar apenas o que é possível.

Veja outros vídeos relacionados à Etapa da Mudança de Hábitos: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO