segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como NÃO escolher onde investir

Muitas pessoas me procuram dizendo que possuem certa quantia de dinheiro e pedem alguma dica de investimento em que possam conseguir boa rentabilidade. Porém, uma resposta rápida a essa questão é muito difícil de ser dada, pois depende de diversos fatores, tais como:
1) Qual o seu objetivo para utilizaçãodesse dinheiro?
2) Quando pretende usá-lo?
3) Qual seu grau de conhecimento das possibilidades de investimento?
4) Qual seu nível de aceitação de risco?



Sem essas informações básicas, fica difícil sugerir uma ou outra alternativa. Mas para auxiliar essas pessoas, abordarei no presente artigo o que NÃO deveria ser feito, na hora de investir.

A questão primordial é que seu dinheiro deve ser alocado em algum investimento que você realmente compreenda e se sinta confortável. Isso porque será necessária uma boa noção dos riscos envolvidos, forma de tributação, rentabilidades passadas, custos, além de fazer alguma projeção sobre o que se espera desse investimento no futuro. Qualquer situação que fuja de uma análise criteriosa, aumenta a possibiliade de fracasso.

A seguir, ofereço alguns maus exemplos sobre como tomar uma decisão de investimento:
- Você se senta na mesa do gerente de seu banco e investe seu dinheiro em uma aplicação aconselhada por ele (lembre-se: o gerente é um vendedor de produtos, não um conselheiro financeiro);
- Seu tio diz que ganha bastante dinheiro investindo no mercado de ações, você se empolga e também faz uma aplicação em ações da Petrobrás, buscando ganhos extraordinários e rápidos;
- Lê no jornal que os preços dos imóveis estão aumentando rapidamente e compra o primeiro terreno que lhe aparece, pois imóveis sempre valorizam.

Perceba que nesses três casos o critério utilizado não foi o seu conhecimento sobre o investimento realizado. O que se nota é que apenas se possuía um dinheiro e aplicou-se na primeira coisa que lhe pareceu interessante, seja por conselho do gerente do banco, de seu tio ou leitura de jornal. Isso é errado, pois a decisão deve ser pessoal, pois só você sabe claramente para que fim esse dinheiro será usado e quais riscos está disposto(a) a correr.

É muito importante ressaltar que adquirir uma estabilidade financeira no futuro depende: a) de quanto dinheiro você investe; b) de quanto tempo deixará o dinheiro aplicado; c) e da rentabilidade de seus investimentos.
Note que a rentabilidade é apenas uma parte (muito importante, por sinal) do sucesso financeiro, e que depende de muito conhecimento em finanças pessoais para conseguir maximizar sua riqueza.

Minha dica é que, estando consciente da importância de um planejamento financeiro, comece com alguma aplicação em renda fixa. Durante alguns meses, vá acompanhando suas aplicações e aprendendo sobre outras possibilidades de maior ou menor risco. Compare as alternativas. Com o tempo, você terá dinheiro e conhecimento suficientes para aumentar sua rentabilidade de maneira a conquistar um patrimônio que lhe dê tranquilidade no futuro.

Boa sorte em suas finanças e vida pessoal!

Conheça o Especial Investimentos: CLIQUE AQUI
Outros posts relacionados à Etapa dos Investimentos: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO