quarta-feira, 29 de junho de 2011

Refletir para poder poupar

A grande maioria dos livros de Finanças Pessoais oferece dicas sobre como gastar menos. Eu mesmo, em minhas aulas e palestras, também comento algumas atitudes que podem fazer com que você diminua suas despesas mensais. Provavelmente, em algum artigo futuro, tratarei disso.

Mas o que gostaria de destacar neste texto é que para conseguir melhorar suas finanças pessoais, é de suma importância que se construa uma nova concepção de vida, uma nova maneira de olhar o mundo. Para isso, será necessário fazer uma boa reflexão sobre sua situação atual: sente um pouquinho em um confortável sofá e pense quais são suas prioridades hoje (mesmo que involuntárias) e quais deveriam ser. Principalmente, para quem não consegue guardar dinheiro, mudar hábitos de consumo dependede uma mudança na maneira de encarar a vida.

Para dar um exemplo sobre esse tema, há alguns dias, o professor Gustavo Cerbasi lançou uma campanha no Twitter, fazendo um desafiio para que as pessoas sugerissem formas de celebrar o dia dos namorados de maneira a não gastar muito dinheiro O desafio proposto pelo professor baseia-se na pressuposição de que "a data deixou de ser a oportunidade de demonstrar o amor e passou a ser uma obrigação de demonstrar sua capacidade de pagamento". Notem que por trás dessa proposta está a intenção de que possamos refletir melhor sobre nossos hábitos de consumo. Para a grande maioria é inconcebível não presentear a namorada ou namorado nesse dia, mesmo que para isso precise se endividar. Ah, e o presente não pode ser qualquer lembrancinha, pois esse ato poderá ser encarado como "falta de amor"!

Perceba que o Dia dos Namorados é apenas uma das fontes de gastos consideradas "normais" (obrigatórias), dentre as muitas existentes em nossa sociedade. É preciso dar presente na Páscoa, Natal, aniversários de parentes e amigos, dia das crianças e por aí vai. Para muitas pessoas também é um absurdo se privar de: celular, TV a cabo, assinatura de revistas e internet, ser associado(a) de um clube, ter casa na praia (mesmo que vá raramente), trocar de carro todo ano, comprar roupas de grife e perfumes caros etc e tal.

Sei que muitos estarão pensando: mas o dinheiro não foi feito para gastar? A resposta é sim, mas desde que isso seja feito da forma mais racional possível, com o grande objetivo de melhorar seu bem estar hoje e no futuro. Portanto, é preciso refletir com calma. Pense no que realmente vale a pena na SUA vida. Você quer que no futuro a sua situação financeira seja a mesma de agora? Se a resposta for não, será preciso rever alguns conceitos desde já e mudar de comportamento, para que os frutos sejam colhidos mais a frente. Convencer-se de que é preciso mudar e colocar isso em prática no dia a dia, só é possível depois de muita, mas muita reflexão.

Eleja suas prioridades e vá em frente.

É isso. Boa sorte em suas finanças e vida pessoal!


Veja outros vídeos relacionados à Etapa da Mudança de Hábitos: CLIQUE AQUI


Um comentário:

  1. Precisamos fazer uma reflexão diária sobre nossos gastos. Excelente post. Um abraço. Wesley - Sorocaba

    ResponderExcluir

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO