quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nossa casa é uma escola

Os livros sobre finanças pessoais que já li são unânimes em dizer que para se conseguir sucesso financeiro é necessário o envolvimento de todos da família. Porém, contrariando essa sugestão, muitos pais ao tratarem sobre os rumos financeiros da casa, o fazem longe dos filhos. Uns se trancam em uma sala como fossem falar de algum assunto proibido para menores – até falam baixinho. Outros chegam até mesmo a esperar os filhos saírem de casa.

Infelizmente, essa é a nossa cultura. Pai e mãe, ao decidirem sobre o futuro da família, excluem os filhos da conversa. Na verdade, às crianças e adolescentes restam apenas obrigações de não comprar isso e aquilo, além da reclamação dos pais dizendo que eles não dão valor ao dinheiro ganho com tanto esforço. Agora pergunto: como um filho pode dar valor a algo que nem sabe como foi ganho e muito menos como deveria ser gasto?

Dinheiro, com certeza, é assunto de criança e jovem. Primeiramente, porque eles terão uma visão clara do que significa sustentar uma família, adquirindo noções de responsabilidade. Segundo, porque os filhos possuem desejos e correspondem por boa parte dos gastos. Logo, se os filhos fizerem parte do planejamento financeiro familiar, deixarão de ser encarados pelos pais apenas como fonte de despesas, mas farão parte do processo de manutenção do planejamento financeiro. Digo isso porque já vi muitos casais reclamarem da sua situação financeira, argumentando: "quando você tiver filhos, verá que é impossível guardar dinheiro".

Portanto, é muito importante que os pais conversem com os filhos sobre dinheiro. Quanto mais educação financeira os pais derem aos filhos, maior a chance destes terem uma vida mais confortável no futuro, independentemente de qual profissão terão. Transforme sua casa em uma escola de boas práticas financeiras.

Veja outros vídeos relacionados à Etapa da Mudança de Hábitos: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO