segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Crônica: a formiga e a cigarra

AVISO: 
ESTE BLOG, APESAR DE AINDA NO AR, ESTÁ DESATUALIZADO.
PARA ACESSAR O MESMO ARTIGO, NO NOVO BLOG, CLIQUE AQUI.
OBRIGADO PELA COMPREENSÃO.

PROF. ELISSON DE ANDRADE

Como em qualquer conto, muitas conclusões são possíveis, a depender do ponto de vista de cada um. Lembro-me que na infância fui ensinado que a grande lição é que não se vive apenas de cantar: é preciso trabalhar duro para conquistar algo na vida. Passados alguns anos, já mais moço e com toda a empolgação que a juventude traz, o estilo de vida da formiga começou a não me parecer algo a ser almejado: vida monótona, sem encanto, focada apenas no trabalho.

Atualmente, um pouco mais velho e menos eufórico, mas cheio de esperança na vida, creio que meu pensamento possui uma grande tendência à disciplina de formiga. Mas não possuo a visão aborrecedora da fábula original, de quem só trabalha, trabalha, trabalha. É uma formiguinha moderna que se diverte, ama, aprende, inova, além da grande virtude de planejar o futuro financeiro – trabalhando para isso.

A minha conclusão é que ser apenas cigarra, nos dias de hoje, fará que mais adiante o canto não seja mais tão belo. Por outro lado, portar-se como a formiguinha da fábula, em que apenas foca no trabalho e sucesso financeiro, talvez culmine em um imenso vazio em dimensões mais importantes da vida, que apenas estabilidade financeira. Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Mescle o que há de bom em ambos os casos: disciplina financeira para possibilitar prazer em viver.

Todavia, a pior das situações, que encontro com muita frequência em nossa sociedade, está naquelas pessoas que trabalham duro igual formiga e não conseguem poupar dinheiro para o futuro, como a cigarra. Não sei que bicho seria esse, mas te aconselho a não ser um dessa espécie.

Boa sorte em suas finanças e vida pessoal!

CLIQUE AQUI e veja outros posts com crônicas e reflexões sobre Finanças Pessoais. 

Um comentário:

  1. Excelente o post! Visite o site www.licoescorporativas.com !!!

    ResponderExcluir

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO