quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Planejamento sim, milagre não.

A vida de professor é realmente apaixonante e desafiadora, pois a toda hora me surpreendo com perguntas interessantíssimas. Certa vez, um companheiro de trabalho contou-me que ouviu um comentário de determinada aluna, logo após uma aula minha sobre finanças pessoais. Ela dizia: “estou desconfiada daquele professor, pois se ele sabe tanto como lidar com dinheiro, por que ele trabalha? Por que ele não é rico?”.

Simplesmente adorei a observação, pois é realmente intrigante e pertinente. Então resolvi compartilhar com os leitores do Blog Suas Finanças Pessoais o que penso sobre a questão, em três partes.

PARTE 1. Para acumular um nível de riqueza que lhe permita conquistar sua independência financeira, na maioria das vezes é necessário investir dinheiro durante um tempo considerável. Os mais "espertos" diriam alguns anos, enquanto os mais conservadores (grande maioria das pessoas) algumas décadas. A não ser que se receba uma grande herança, é preciso trabalhar para duro para ficar "rico". Mas acredito estar no caminho certo...

PARTE 2. Uma coisa é saber lidar com dinheiro, controlando receitas e despesas, outra coisa é talento para ganhar dinheiro. Muitas pessoas anseiam por fórmulas rápidas para se tornarem milionárias, e isso eu ainda não descobri. Certamente não sou um grande talento em multiplicar dinheiro, mas sou disciplinado e consciente de meus objetivos, e é isso que tento ensinar.

PARTE 3. Quanto a ser rico ou não, se a pessoa estiver olhando o meu carro, a casa onde moro e as roupas que visto, certamente não vai se empolgar muito. Porém, essas coisas não mostram a realidade sobre a saúde das minhas finanças, pois lembrem: a pessoa pode ter muito a ostentar, mas estar endividada. Para saber se estou no caminho certo, seria necesário analisar meus investimentos, pois são eles que colocam mais dinheiro no meu bolso, todo mês.

Portanto, como todo mortal, preciso trabalhar para ganhar dinheiro. Ao longo do tempo, ganhando mais do que gasto e investindo de maneira consciente, quem sabe no futuro eu possa conquistar minha independência financeira? Mas isso leva tempo, não há mágica. 

É isso!
Boa sorte em suas finanças e vida pessoal.

CLIQUE AQUI e veja outros posts com crônicas e reflexões sobre Finanças Pessoais. 

2 comentários:

  1. Valeu Beto. Espero que continue prestigiando e ajudando a divulgar o trabalho do seu amigo de longa data aqui. Abração.

    ResponderExcluir

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO