quarta-feira, 29 de junho de 2011

Previdência privada - PARTE I

De uns tempos para cá, o tema Finanças Pessoais tem virando “moda” no Brasil (vide os diversos espaços que a mídia vem abrindo para o assunto), sendo que as pessoas, muitas delas jovens, estão começando a se preocupar com seu futuro financeiro. Analisando apenas por esse prisma, isso é algo muito positivo. Porém, a forma como as pessoas estão investindo seu dinheiro também é um assunto importante a ser discutido. Como já escrevi em artigo recente, não é interessante que uma pessoa aloque seus recursos financeiros apenas porque “ouviu falar” que é bom, pois é preciso ter critérios e conhecer bem o investimento escolhido.


Nesse contexto, a Previdência Privada é um ótimo exemplo ilustrativo. Muitos indivíduos, na ânsia de garantir uma renda extra no futuro, contratam um plano de previdência privada, nas seguintes condições:

1) Não se preocuparam em verificar as taxas cobradas, rentabilidade passada e forma de tributação;
2) escolha do banco foi pelo critério “é onde tenho conta”.

Sou capaz de apostar que a grande maioria das pessoas que possui previdência privada se encaixa nesse perfil. E isso acontece devido a ouvirem, cada vez mais, que é preciso poupar para o futuro, sem que lhes passem pela cabeça a preocupação se a rentabilidade é boa ou não – dizem: “o que importa é guardar”. E mais, por não possuírem disciplina, fazem a opção de que o dinheiro seja descontado automaticamente da conta,  senão dificilmente iriam guardar o dinheiro. Depois disso, a cada vez que ouvem falar sobre finanças pessoais, orgulham-se em ter uma previdência privada e julgam estar seguros, financeiramente falando, no futuro.

Posso até não discordar da idéia que “guardar alguma coisa é melhor do que guardar nada”. Mas para aqueles que buscam administrar bem seu dinheiro, a questão não pode ser vista por essa ótica. Leia atentamente as linhas abaixo.

Devemos buscar construir um patrimônio que nos dê certa tranquilidade financeira, sendo isso feito à base de investimentos que tenham boa rentabilidade, pois é ela que fará o bolo crescer mais rapidamente.

Posto isso, ao analisar as rentabilidades históricas de muitos fundos de previdência privada, é possível encontrar coisa muito melhor no mercado. Na maioria dos casos, a baixa rentabilidade se dá por conta de taxas de administração e carregamento, que são um verdadeiro disparate.

Pense o seguinte. No futuro, você precisará de um patrimônio (aplicações financeiras, casas alugadas etc) que possa lhe dar segurança financeira, à medida que os frutos desses investimentos (juros, por exemplo) irão arcar com todas suas despesas. Quanto maior a rentabilidade ao longo do tempo, maior será o seu patrimônio e, consequentemente, mais tranquilidade financeira. Foque nesse aspecto e não apenas em “guardar um dinheirinho”. Isso porque uma das premissas do sucesso financeiro é escolher bons investimentos.

No próximo post continuarei o assunto sobre previdência privada, tratando de uma questão técnica: as simulações feitas pelos gerentes de banco na hora de lhe oferecer um plano de previdência. É a arte de tirar o coelho da cartola, fazendo o cliente ver o que quer.

Até mais pessoal, boa sorte em suas finanças e vida pessoal.

Conheça o Especial Investimentos: CLIQUE AQUI
Outros posts relacionados à Etapa dos Investimentos: CLIQUE AQUI

7 comentários:

  1. Prof. Elisson,

    Você está de parabéns, comecei acessar seu blog ontem e gostei muito...Artigos muito bem redigidos e esclarecedores. Coincidência ou não, estou na véspera de contratar um plano de previdência no banco em que tenho conta corrente. O que devo fazer? O que questionar? VGBL ou PGBL? Fico no aguardo do seu próximo artigo e se puder de suas orientações. Seria uma honra! Segue meu dados para contato: Twitter: @anderson_src e meu e-mail: andersonsr2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Anderson. Obrigado pelas palavras sobre meu Blog. É difícil eu te dizer "não faça previdência privada". Mas o melhor conselho é: saiba muito bem onde vai colocar o seu dinheiro. Estude as possibilidades: colocar o dinheiro na previdência ou vc cuidar por conta própria de seu futuro financeiro. Só depois decida. O importante é ter consciência na escolha e escolher o melhor pra sua situação. Em breve irei mais adiante no assunto.
    Abraços
    Elisson

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas Elisson. Sou apaixonado por finanças, me especializei na área e tenho acompanhado arduamente nos últimos 2 anos referências como Gustavo Cerbasi, Conrad Navarro entre outros. Nessa área quanto mais se aprende, mais percebemos que sabemos pouco! Por isso, iniciativas como a sua, como os outros que citei acima, são de muita importância para dinfudir e aperfeiçoar o conhecimento de todas as pessoas que querem e buscam aprendizado na área. Ficarei no aguardo do próximo post sobre Previdência Privada!

    ResponderExcluir
  4. Bueno! o teu sítio foi recomendado pelo Navarro via micro sítio (twitter). Dei uma camperiada e gostei.

    A respeito do assunto, narrando a minha experiência, deixei um chasque (postagem) no meu sítio, no mês de maio. Acesse clicando direto em http://obolsodabombacha.blogspot.com/2011/05/atitude-47-as-malditas-taxas.html

    Baita abraço


    Valdemar Engroff

    ResponderExcluir
  5. Prof. Elisson,

    Parabéns pelo artigo. Gosto muito desse tema e da área de finanças pessoais. Tenho previdência privada na empresa onde trabalho. Para cada 1 real de contribuição, a empresa contribui com mais 10%, ou seja, R$ 1,10 no total. Pergunto: É uma boa maneira de construir patrimônio ou eu poderia ter um rendimento melhor em renda fixa a longo prazo. Minha capacidade de contribuição é de R$ 500,00 mensais.

    Forte abraço,

    Rodrigo Wolf

    ResponderExcluir
  6. Valdemar... gostei muito do seu blog.
    Rodrigo: pode ser que seja uma boa sim essas previdências fechadas; veja a rentabilidade histórica e compare com outros tipos de investimentos disponíveis.
    Abraços e continuem acessando o blog.
    Elisson

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei muito pertinente seus comentários sobre o assunto, pois como sou Corretor de Seguros especializado em Previdência Privada, tenho ouvido e rebatido críticas e comentários mal fundamentados do assunto.
    Existe ainda uma certa ignorância sobre o tema, e como Corretor, minha função é ensinar e multiplicar os conhecimentos sobre a Previdência Privada, indicar as melhores opções.
    Na próxima reportagem você comentará dos gerentes de banco, e como eu sei das artimanhas, quem sabe poderei contribuir um pouco na questão.
    Somente um comentário: Quem quer a melhor previdência privada, deve procurar as Seguradoras que oferecem uma gestão adequada, taxas interessantes de Administração, conhecidas como TAF.
    Carregamento, nem pensar e somente cogitado na saída e mesmo assim com valores decrescentes.
    Previdência Privada levada a sério? Fuja dos Bancos.
    Atenciosamente,
    Carlos
    carlosmkp@yahoo.com

    ResponderExcluir

DEIXE SUA IMPRESSÃO SOBRE O ARTIGO